Projeto de Arquitetura Bioclimática

Desenvolvimento de estudos e projetos de arquitetura bioclimática, tomando partido das condições ambientais e dos recursos naturais existentes no local para prover ambientes com conforto, saúde, bem-estar e eficiência energética, agregando valor e reduzindo custos de operação e manutenção.

Entender todas as complexidades e relações climáticas locais em um projeto arquitetônico quase sempre é uma tarefa árdua. Essa tarefa muitas vezes é deixada em segundo plano, o que gera consequências negativas ao empreendimento, tais como desconforto no ambiente, aumento de custos de operação da edificação, perda de eficiência energética, dentre outras.

Projetar bioclimaticamente é respeitar o sítio de implantação, levando em consideração aspectos locais como ventos predominantes, insolação, variação térmica, umidade, massas vegetais, entorno imediato, etc. A reunião e análise dessas informações fornece dados que permitem a elaboração de diretrizes de projeto que definirão o conceito base e as melhores estratégias a adotar.

Assim, um estudo bioclimático corrobora diversas questões que estão diretamente relacionadas ao desempenho da edificação, potencializando os investimentos e reduzindo custos operacionais do empreendimento. Ele pode ser desenvolvido com o uso de ferramentas computacionais de simulação, gerando dados confiáveis, diminuindo os riscos de erros de projeto e possibilitando análises de custo-benefício.

A OTIMAX elabora estudos e também desenvolve projetos de arquitetura bioclimática que tomam partido das condições ambientais, aproveitando os recursos naturais existentes em cada ambiente específico para prover conforto, saúde, bem-estar e eficiência energética, agregando valor e reduzindo os custos de operação e manutenção.

Todos os projetos desenvolvidos pela Otimax são pensados e projetados para serem altamente eficientes e estarem aptos a receber a etiqueta de eficiência energética (PBE Edifica) nível A.