Diagnóstico de desempenho ambiental térmico e lumínico

Simulações e medições de indicadores ambientais térmicos e lumínicos e verificação do atendimento a condições de conforto e requisitos normativos de desempenho.

     O diagnóstico é a análise de um projeto ou de um edifício construído, averiguando o atendimento a padrões de qualidade. Ele pode ser realizado a fim de analisar o atendimento a condições de conforto ambiental térmico e lumínico, fornecendo informações importantes que darão embasamento a decisões técnicas na concepção e execução de um projeto ou retrofit, bem como pode ser realizado para verificar eventuais não conformidades aos requisitos legais e normativos.

     A norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575) trouxe ao mercado da construção civil requisitos de desempenho e segurança. Ela fornece regras, diretrizes e características mínimas para as edificações de uso habitacional, visando um padrão de qualidade e a prevenção de problemas. Existem ainda outras normas, brasileiras e internacionais, que apresentam parâmetros para os diagnósticos de conforto térmico e lumínico, para edificações com diferentes usos (industriais. comerciais, de serviços, etc.).

     A OTIMAX realiza diagnósticos de desempenho térmico e lumínico com base nas normas vigentes, utilizando métodos prescritivos, simulações computacionais com softwares específicos e também medições in loco. São elaborados relatórios técnicos que auxiliam nas tomadas de decisões dos projetistas, evitando riscos desnecessários, e também laudos técnicos para demandas judiciais.