Consultoria em eficiência energética

Diagnóstico e avaliação do desempenho energético de projeto ou edificação já construída, a fim de definir diretrizes e soluções para adequar a arquitetura, otimizar os sistemas de iluminação, condicionamento de ar, entre outros, com o objetivo de diminuir a demanda por energia.

     A eficiência energética em edificações costuma ser definida como a promoção de ambientes confortáveis com baixo consumo de energia. Para um edifício ser eficiente energeticamente é essencial que ele tenha características construtivas que colaborem para uma baixa demanda de energia para iluminação, aquecimento e refrigeração. Além disso, deve adotar equipamentos e tecnologias eficientes.

     A diminuição da demanda por energia tem como consequência direta a redução dos custos de operação e manutenção do edifício, que ao longo da sua vida útil é significativamente maior que o custo de construção.

   A Otimax analisa edificações construídas ou em fase de projeto, definindo diretrizes e soluções para adequar e otimizar o consumo energético considerando, entre outros, a:

  • Implantação do empreendimento (orientação geográfica, condicionantes do local e análise do entorno);
  • Envoltória da edificação (sistemas de vedação vertical, coberturas, aberturas e proteções solares);
  • Especificação de sistemas de condicionamento de ar;
  • Especificação de sistemas de iluminação.

     A eficiência energética requer um cuidadoso estudo e uma rigorosa análise de informações para viabilizar a implantação e execução das melhores escolhas de projeto. Por meio de referenciais técnicos e com o uso de tecnologias computacionais é possível simular o desempenho do edifício, obtendo resultados de desempenho e custos muito próximos à realidade, possibilitando a escolha de soluções baseada no melhor custo-benefício.