Simulação do Desempenho de Edificações

10.05.2020

Projetar uma edificação é um processo complexo que exige do projetista conhecimento amplo sobre vários temas, desde necessidades pessoais do cliente até questões construtivas e técnicas. Pode-se dizer que é uma longa caminhada de constantes reflexões e experimentações até a definição da ideia final.

Nem sempre o arquiteto tem possibilidade de prever as melhores soluções e muitas vezes só após a construção do edifício são descobertos problemas de concepção que exigem reformas ou resultam em custos excessivos de operação e manutenção. Felizmente muitos recursos tecnológicos surgiram para auxiliar na solução desse problema. Metodologias e ferramentas como o BIM (Building Information Model) e softwares de simulação computacional do desempenho de edificações trazem uma nova perspectiva e proporcionam um salto de qualidade aos projetos e obras.

Tratando especificamente dos softwares de simulação, tais ferramentas permitem avaliar o projeto de um edifício estimando seu comportamento energético, térmico, acústico e de iluminação, entre outros. Isso é feito a partir de informações de dados físicos do projeto e de dados ambientais do local de implantação. Através desses programas computacionais, pode-se avaliar o desempenho de diferentes alternativas de projeto, sejam elas opções do desenho arquitetônico, componentes construtivos, sistemas de iluminação ou sistemas de condicionamento de ar, por exemplo.

As simulações permitem ao projetista comparar o desempenho da edificação com diferentes posicionamentos de janelas, tipos de telhado ou cores dos revestimentos, por exemplo. Com isso, ele pode tomar decisões baseado em evidências, reduzindo riscos. É uma forma de prever o desempenho e quantificar as despesas e as economias, agregando qualidade, valor e elevando o grau de sustentabilidade do projeto, tudo isso antes mesmo de construir o edifício.

A Otimax oferece serviços de consultoria para desempenho e eficiência energética das edificações, fazendo uso de simulações e do design baseado em evidências.