Eficiência Energética e as Edificações

10.05.2020

Nossa vida contemporânea se tornou totalmente dependente do consumo de energia. Em nossa casa, nos escritórios, consultórios médicos, lojas, locais de lazer e até nas ruas, estamos cercados por dispositivos consumidores de alguma fonte de energia, quer seja eletricidade, gás natural ou outra. É difícil imaginar nosso cotidiano sem as lâmpadas, sem uma geladeira ou sem o telefone celular, por exemplo.

Na medida em que ocorre o aumento no consumo de energia, diminui a disponibilidade das nossas principais fontes energéticas que não são renováveis. O Brasil já passou por uma grave crise no setor energético, inclusive com um apagão elétrico, e ninguém deseja voltar ao passado e deixar de usufruir do conforto dos eletrodomésticos e outros equipamentos. Por isso torna-se essencial falar sobre eficiência energética.

Eficiência energética consiste em desempenhar um determinado serviço ou atividade utilizando a menor quantidade de energia possível. Está relacionada ao uso racional da energia, sem comprometer a comodidade das pessoas.

A busca por eficiência energética tem crescido e chamado a atenção de arquitetos e engenheiros. Para que uma edificação seja considerada energeticamente mais eficiente, ela deve proporcionar boas condições ambientais de conforto ao seu usuário, com menor consumo de energia do que uma edificação convencional.

Para ser mais eficiente do ponto de vista energético, uma edificação precisa:

  • Adotar equipamentos e sistemas eficientes, que atendam as necessidades dos usuários com baixo consumo de energia;
  • Ser projetada e construída com estratégias que contribuam para a criação de ambientes naturalmente agradáveis e estáveis climaticamente, evitando ou diminuindo a necessidade de equipamentos elétricos para esse fim.

A Otimax é uma empresa que oferece a oportunidade de promoção da eficiência energética nas edificações, trabalhando em parceria com projetistas e construtores. Junte-se a nós nessa parceria!